Black Mirror: o futuro incerto

23:16


Recentemente, a Netflix divulgou o primeiro teaser da quarta temporada da aclamada série “Black Mirror”, além de revelar os títulos e elenco de cada episódio. A série futurista de ficção científica, que já conquistou milhões de fãs brasileiros, usa o formato de antologia para contar histórias que às vezes chegam perto demais da atual realidade, deixando-nos com receio do que o futuro tecnológico pode nos proporcionar.

A nova temporada será liberada no catálogo do serviço de streaming Netflix no fim deste ano , mas ainda sem data definida . De acordo com matéria da revista Empire, a estreia deve ocorrer em Dezembro. O teaser, como era de se esperar, é bem enigmático e basicamente só apresenta os títulos dos seis episódios que estão por vir. Segundo seu criador, a nova temporada contará com episódios de enredo e elenco distintos mas com um fio condutor comum a todos: os efeitos colaterais do abuso da tecnologia e como isso pode afetar diferentes aspectos da vida futura.
O seriado criado pelos britânicos Charlie Brooker e Annabel Jones em 2011, cujas duas primeiras temporadas foram produzidas pela rede Channel 4, e a partir da terceira vinculada pela Netflix, aborda situações extremas de um futuro próximo apresentando temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna. A série já conhecida como “1984” do século 21, nos alerta que o futuro já está logo ali, prevendo-o da maneira mais realista e bizarra possível. Contando sempre com uma análise crítica a respeito desta futura sociedade, a trama impressiona e aterroriza milhões de telespectadores ao redor do mundo, tornando o sucesso de Black Mirror um fenômeno global .
A quarta temporada, segundo Brooker, deve contar com algumas temáticas mais leves explorando outros temas além daqueles mais sombrios que tanto foram explorados no passado. Contudo, sem perder a assinatura característica da produção. Uma das surpresas,será a presença da famosa atriz Jodie Foster, protagonista do filme “Silêncio dos Inocentes”, dirigindo o primeiro episódio. Intitulado “Arkangel” , a trama focará na relação entre mãe e filha em um futuro onde as tecnologias são muito avançadas para auxiliar a sobrevida humana.
Black Mirror, ou "espelho negro" em português, recebe esse diferente nome, segundo seu criador, por se referir ao espelho que você encontrará em cada parede, em cada mesa, na palma de cada mão: a tela fria e negra de uma TV , de um monitor, ou de um smartphone. A mais nova temporada , terá entre suas atrações um episódio paródia de Star Trek produzida pelo diretor Toby Haynes, conhecido e premiado por seu trabalho nas séries Doctor Who e Sherlock, e estrelado pelo ator Jesse Plemons, conhecido por interpretar Todd Alquist em Breaking Bad. O episódio intitulado “USS Callister” , também se difere dos demais pelo fato de ser o único em que o roteiro não é assinado somente por Charlie Brooker, contando com a ajuda do célebre autor norte-americano William Bridges.
No mês passado, os dois fundadores ressaltaram durante uma entrevista no New York Comic-Con a intenção de explorar ainda mais o mundo do easter eggs, já adotado nas temporadas anteriores. Os episódios da série, apesar de isolados, fazem parte de um mesmo universo compartilhado. Elementos presentes ao longo de toda a obra conectam as histórias de forma sutil, com segredos e referências escondidas pelos episódios, mostrando que a trama de todos os personagens estão interligadas. Mesmo que todas narrativas sejam independentes, a série faz referências a si mesma durante o decorrer das temporadas. “Abrimos a mangueirinha dos easter eggs essa temporada, então fiquem de olho e prestem atenção em tudo”, sugeriu Brooker. Um desses momentos acontece logo no primeiro episódio, que necessitava de uma cena violenta e acabou usando o próprio arquivo do programa como base.
Black Mirror, vencedora de dois Emmys em 2017, promete nesta quarta temporada abordar novos tons e temas, além de trazer aparências surpreendentemente diferentes. Para os fãs, resta aguardar ansiosamente o fim do mistério da data de estreia da nova temporada, ainda não divulgada oficialmente pela Netflix.



Texto por: Frederico Gandra

You Might Also Like

0 Comentários